Topo

Mayumi Sato

Fetiche por pés: o que há por trás da adoração que está bombando nas redes

Universa

01/09/2019 04h00

Photo by The Lazy Artist Gallery from Pexels

Se há um fetiche em alta em tempos de redes sociais, é a podolatria, ou seja, o fetiche por pés!

É bem comum mulheres receberem comentários e mensagens privadas sobre seus pés, geralmente fora de contexto (ou seja, quando eles não são exibidos intencionalmente). Os memes sobre o tema, é claro, também se tornaram recorrentes.

Veja também

Pois é, não se trata de um fetiche incomum, tampouco recente. Freud já dizia que as pessoas sexualizam os pés pela semelhança ao pênis. E há um estudo recente, feito pela Universidade da Califórnia, que corrobora com essa teoria. Curioso, não?

Mas vamos às explicações para quem não está por dentro da podolatria. Esse fetiche nada mais é do que sentir prazer por atos sexuais que envolvem pés. Pode ser beijar, ver fotografias, chupar, fazer cócegas, se masturbar com pés e até, inclusive, realizar penetração (o footfisting). Vale tudo quando o assunto é pé!

Para provar em números esse desejo, o Pornhub fez uma pesquisa, junto com o Refinery29, para entender o comportamento de seus usuários na busca por podolatria.

O termo mais buscado é "footjob", a masturbação com os pés, seguido de "foot worship" e "foot fetish", respectivamente 'adoração de pés' e 'fetiche por pés'.

E quem você acha que busca mais por pés: homens ou mulheres? Homens são, de acordo com o levantamento, 55% mais propensos a buscar por pornografia relacionada a pés do que mulheres. Além disso, pessoas mais jovens, entre 18 e 24 anos, são 28% mais propensas a buscar por podolatria do que outros grupos etários. Em comparação, pessoas com mais de 65 anos são 29% menos propensas a buscar por esse tipo de fetiche.

Outro dado interessante é que existem sub-fetiches como "foot slave", "foot domination", "feet licking" e "tickling" que também são bastante pesquisados, mas isso é assunto para um outro texto.

Quando falamos de fetiches, os pés são, sem dúvida, queridinhos e populares. Essa pesquisa é uma das provas disso! E você, qual o seu fetiche? Gosta também de pés? Se sim, conta pra gente sua experiência.

Sobre a autora

Mayumi Sato é meio de exatas, meio de humanas. Pesquisadora e diretora de marketing do Sexlog quer ressignificar a relação das pessoas com o sexo e, para isso, acredita que é preciso colocar a mão na massa, o que inclui decodificar o comportamento humano. Ao longo dos anos, estudando e trabalhando com o mercado adulto, passou a fazer parte de uma rede de mulheres interessadas e ativistas no assunto, por isso sabe que não está – não estamos – só. Idealizadora do cínicas (www.cinicas.com.br) e feminista sex-positive.

Sobre o blog

Dados e pesquisas sobre sexo e o comportamento dos brasileiros entre quatro paredes. Muita informação, tendências, dados – e experiências próprias! - sobre o assunto. Um espaço para desafiar tabus e moralismos em torno do sexo.

Mayumi Sato