Topo

Mayumi Sato

Testosterona melhora libido de mulheres na menopausa

Universa

22/09/2019 04h00

Photo by bruce mars from Pexels

Se você acha que testosterona é apenas algo do corpo masculino, hora de repensar. A testosterona também está presente no corpo feminino e é responsável por regular algumas funções biológicas. A falta dela pode causar cansaço, baixa libido, depressão e desânimo.

Uma pesquisa, publicada no The Lancet Diabetes & Endocrinology, analisou o impacto da testosterona no corpo de mulheres que estão na fase da menopausa, quando acontece a última menstruação e queda dos hormônios sexuais.

Veja também

Os benefícios já conhecidos da testosterona no corpo feminino são o aumento de libido e dos orgasmos, regulação metabólica, melhora da memória e do raciocínio, além de aprimoramento na construção de músculos. Entretanto, os efeitos da reposição de testosterona não eram tão claros em mulheres na menopausa.

Durante a pesquisa, em que mulheres eram tratadas com testosterona, os cientistas observaram uma melhora representativa na libido e orgasmos mais fortes. Além disso, essas mulheres passaram a se sentir mais bonitas e dispostas e com menos queixas relacionadas a questões sexuais e stress relacionado ao sexo.

Essa é uma descoberta importante, pois melhora a qualidade de vida de quem sofre com os efeitos colaterais desta fase do corpo feminino. Não importa a idade, o sexo cumpre um papel não somente biológico, mas social com pitadas de auto-conhecimento e auto-estima. Pessoas que transam são mais felizes, afinal.

E você, o que achou dessa descoberta? É mulher na menopausa? Conta sua experiência pra gente.

Sobre a autora

Mayumi Sato é meio de exatas, meio de humanas. Pesquisadora e diretora de marketing do Sexlog quer ressignificar a relação das pessoas com o sexo e, para isso, acredita que é preciso colocar a mão na massa, o que inclui decodificar o comportamento humano. Ao longo dos anos, estudando e trabalhando com o mercado adulto, passou a fazer parte de uma rede de mulheres interessadas e ativistas no assunto, por isso sabe que não está – não estamos – só. Idealizadora do cínicas (www.cinicas.com.br) e feminista sex-positive.

Sobre o blog

Dados e pesquisas sobre sexo e o comportamento dos brasileiros entre quatro paredes. Muita informação, tendências, dados – e experiências próprias! - sobre o assunto. Um espaço para desafiar tabus e moralismos em torno do sexo.

Mayumi Sato