Topo

Mayumi Sato

O jeito que você vê a vida tem muito a ver com o tanto que você transa

Mayumi Sato

06/02/2019 05h00

Getty Images

Você já deve ter notado aquele sentimento de felicidade depois do sexo, não é? Pois o que parece ser óbvio agora é comprovado pela ciência. Um estudo publicado na revista científica Emotion, mostra que transar pode gerar felicidade e benefícios emocionais de verdade.

Esta é uma pesquisa que analisa o lado emocional do sexo, geralmente associado a uma prática física e corporal, e mostra o quanto pode nos ajudar a ver a vida de forma mais leve e saudável. Somos seres que se relacionam através de interações corporais, mas valorizamos conexões emocionais.

A pesquisa indica que qualquer tipo de experiência sexual aumenta os níveis de felicidade e ajuda a levar uma vida mais leve. A metodologia é simples: 152 adultos foram acompanhados por 21 dias e contaram como se sentiram depois de relações sexuais.

A maioria relatou, no dia seguinte ao encontro sexual, um sentimento de positividade em relação à vida, mesmo quando o sexo não foi tão bom como esperado.

Outro ponto interessante é que o sentimento de felicidade não estava associado necessariamente a sexo dentro de um relacionamento, afinal algumas das pessoas que participaram da pesquisa eram solteiras e fizeram sexo casual.

Apesar disso, quem estava em um relacionamento amoroso relatou um sentimento mais intenso de satisfação com a vida. De acordo com a pesquisa, a conexão emocional com o parceiro sexual intensifica o bem-estar gerado pela transa.

E você, o que acha da pesquisa? E como se sente depois do sexo?

Sobre a autora

Mayumi Sato é meio de exatas, meio de humanas. Pesquisadora e diretora de marketing do Sexlog quer ressignificar a relação das pessoas com o sexo e, para isso, acredita que é preciso colocar a mão na massa, o que inclui decodificar o comportamento humano. Ao longo dos anos, estudando e trabalhando com o mercado adulto, passou a fazer parte de uma rede de mulheres interessadas e ativistas no assunto, por isso sabe que não está – não estamos – só. Idealizadora do cínicas (www.cinicas.com.br) e feminista sex-positive.

Sobre o blog

Dados e pesquisas sobre sexo e o comportamento dos brasileiros entre quatro paredes. Muita informação, tendências, dados – e experiências próprias! - sobre o assunto. Um espaço para desafiar tabus e moralismos em torno do sexo.

Mayumi Sato